Radar

Radar #4 – 04 a 14 de novembro de 2013

A quarta edição do Radar do Grislab revela que a primeira quinzena de novembro foi intensa. Observamos a eclosão de acontecimentos que alcançaram uma ressonância significativa e relativamente “duradoura” nos meios de comunicação monitorados: o escândalo de corrupção dos auditores fiscais na Prefeitura de São Paulo, o desaparecimento e a morte do menino Joaquim, o supertufão nas Filipinas, a passagem do cantor Justin Bieber pelo Brasil e a retomada do julgamento do mensalão são alguns dos assuntos que ganharam destaque. A análise compreendeu os seguintes períodos: de 4 a 8 de novembro e de 11 a 14 de novembro de 2013.

Para subsidiar o trabalho dos pesquisadores, a equipe de apoio do Grislab monitora os principais acontecimentos que estão repercutindo em portais de notícias e revistas do Brasil.

Esse acompanhamento é realizado a partir das manchetes disponibilizadas nas páginas eletrônicas dos seguintes veículos:

- UOL
- Globo.com
- Terra
- R7
- RevistaForum
- CartaCapital
- Veja
- Istoé
- Época

De segunda à sexta-feira, a equipe realiza três acessos diários - manhã, tarde e noite -aos sites destes veículos e coleta a manchete que está em destaque naquele período. Os temas encontrados e os respectivos links dos textos são armazenados numa planilha. A cada mês, a equipe faz um relatório daquilo que o Radar do Grislab capturou no período.