Radar

Radar #5 – 18 a 29 de novembro de 2013

Acontecimentos de grande relevância para o cenário político brasileiro marcam a quinta edição do Radar do GrisLab, que realizou o monitoramento dos veículos nos seguintes períodos: de 18 a 22 de novembro e de 25 a 29 de novembro. A prisão dos condenados pelo mensalão (e os desdobramentos dessa medida) foi o assunto que atingiu maior repercussão na imprensa de abrangência nacional. A apreensão do helicóptero que pertence à família Perrella com mais de 400 quilos de cocaína também provocou impacto. O acidente que matou dois operários que trabalhavam na construção do estádio do Corinthians e a “substituição” de Lázaro Ramos e Camila Pitanga por Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima na cerimônia do sorteio da Copa do Mundo expuseram de modo contundente as contradições que envolvem a realização do mundial no Brasil.

As consequências da midiatização da vida privada também renderam muitas notícias e reportagens relacionadas à disseminação não autorizada de vídeos e fotos íntimas em redes sociais. A “pornografia de vingança” virou pauta. Nesse cenário, a divulgação de aplicativos de celular em que homens e mulheres podem ser publicamente avaliados por pessoas com as quais já mantiveram algum tipo de relação também provocou muita repercussão e reações.

Para subsidiar o trabalho dos pesquisadores, a equipe de apoio do Grislab monitora os principais acontecimentos que estão repercutindo em portais de notícias e revistas do Brasil.

Esse acompanhamento é realizado a partir das manchetes disponibilizadas nas páginas eletrônicas dos seguintes veículos:

- UOL
- Globo.com
- Terra
- R7
- RevistaForum
- CartaCapital
- Veja
- Istoé
- Época

De segunda à sexta-feira, a equipe realiza três acessos diários - manhã, tarde e noite -aos sites destes veículos e coleta a manchete que está em destaque naquele período. Os temas encontrados e os respectivos links dos textos são armazenados numa planilha. A cada mês, a equipe faz um relatório daquilo que o Radar do Grislab capturou no período.