Análise | Celebridades e Figuras Públicas Especial Questões raciais

Babu Santana no BBB: para além de Tim Maia

Babu Santana se tornou conhecido por encenar o Tim Maia nos cinemas, mas é no BBB que seu nome está circulando diariamente na mídia. Um dos grandes personagens do reality, sua participação é intensa, polêmica e revela sua personalidade forte. Além disso, conquistou a torcida de anônimos e famosos.

Foto: divulgação/Globo

Ator em mais de 40 filmes, 15 novelas e 20 peças, esse é, provavelmente, o momento em que Babu Santana mais aparece nos portais de notícias sobre entretenimento, nos trending topics do Twitter e nas próprias conversas entre os telespectadores: não por um filme, novela ou peça, mas sim por sua participação na vigésima edição do reality show da TV Globo, Big Brother Brasil.

Apresentado ao público do programa como membro do grupo “Camarote”, em uma divisão entre celebridades e anônimos (o “Pipoca”), sua popularidade, entretanto, parecia pequena entre influencers com milhões de seguidores em rede sociais. O jogo — para ele, a casa e o público — começa a mudar quando Babu se posiciona sobre o desperdício de comida da casa, sobre o papel dos homens contra o machismo, sobre sua solidão, e participa de diversas discussões, levando-o a estar presente em quatro paredões (a forma de eliminação do programa — sendo um por azar em uma prova).

Tornando-se um dos grandes personagens da edição, Babu caminhou em uma linha tênue entre o que era esperado dele e seu real comportamento — mesmo que, para Babu, o mundo tenha se mostrado de forma diferente, por ser um homem negro, gordo e da favela e, além disso, por ser de uma geração diferente dos outros participantes, sendo o mais velho da edição. Algumas de suas falas, consideradas machistas (ele admite estar em constante aprendizado), repercutiram mal, assim como sua aproximação de participantes malvistos (pela casa e, naquele momento, pelo público). Mas o jogo é uma constante reviravolta para o ator.

De resmungão, bravo e briguento, Babu passa a ser visto, por boa parte do público, como ele é: um homem, negro, gordo, da favela, de 40 anos, com uma vivência diferente das demais, com suas particularidades, defeitos e qualidades. Seu posicionamento forte, sua forma de encarar o mundo e até mesmo suas danças passaram a cativar o público, entre eles famosos como a cantora Anitta, o jogador do Flamengo Gabriel Barbosa (o Gabigol) e o youtuber Felipe Neto (que já prometeu um emprego para o ator). Além disso, falas duras e consideradas racistas de outros participantes escancaram a causa de sua solidão.

Babu Santana era bastante conhecido por seu papel como Tim Maia nos cinemas, mas somente agora é que o público está conhecendo-o melhor. Para o ator, com todas as suas características cruzadas, mas também seu longo currículo de talento, foi preciso entrar num reality show para se tornar mais querido e para conseguir ganhar dinheiro, já que ele não esconde que entrou no jogo pelo prêmio de 1 milhão de reais.

Assim, é interessante pensar qual lugar (ou não lugar) está reservado para os atores negros, da favela, de uma geração mais madura, gordos: o caminho não está dado, mesmo com um longo currículo, e é preciso que eles saiam de sua profissão para alcançá-lo. Para Babu, é preciso deixar de promover o espetáculo para ser o espetáculo.

Olívia Pilar, Mestranda em Comunicação Social na UFMG



Comente

Nome
E-Mail
Comentário