Análise | Esportes Política Vida social, normas e valores

A copa vista da Europa

Diário da Copa: Parece que o Brasil, enquanto país, ganhou mesmo essa Copa. Muita gente está falando que é o melhor evento de todos os tempos. Para os europeus é a Copa das Copas, querem inclusive mais Copa na América do Sul, pelo menos é o que percebeu Eduarda Rodrigues, bolsista do Gris que está em intercâmbio na Irlanda enquanto a bola rola nos gramados brasileiros.

Em alguns lugares do mundo, tomando a Europa como exemplo, sobram bares decorados com a velha dupla verde e amarelo. Não faltam europeus indignados perguntando para turistas brasileiros: “Como pode você sair do seu país durante a Copa?”. Especificamente na Irlanda, país tão apaixonado por cerveja e celebrações como o nosso, a combinação de futebol e verão (aqui no hemisfério norte as temperaturas têm sido bem agradáveis) é perfeita. Durante esse mês de Copa do Mundo, os bares irlandeses se tornaram redutos de vários países, incluindo pratos típicos e músicas de cada nação que entrava em campo, durante a transmissão dos jogos.  E se um grande medo assolou o continente nos últimos dias, foi o receio de a insatisfação dos brasileiros com a derrota na semifinal atrapalhar essa maravilha de mundial.

Os gringos estão tão animados que quase toda conversa acaba em Copa. São discussões sobre times favoritos, sobre as apostas tão comuns por aqui (quase sempre bem altas) e sobre como os jogos estão surpreendentes. A mídia europeia adotou uma postura bem clara, adorar a Copa do Brasil, os brasileiros, a cordialidade e falar muito – muito mesmo – de futebol. Uma pesquisa com 117 jornalistas estrangeiros mostra que quase 40% dos profissionais consideram esse mundial como o melhor entre os outros. E não são só eles, os estrangeiros até lembram que havia certa movimentação anti-Copa, mas não ligam muito para ela. O que acontece é que a maior parte dos europeus perde o interesse no papo se você o lembra dos problemas do Brasil, aqueles trazidos pela Copa do Mundo e pela toda poderosa FIFA e tantos outros.

Nessa matéria do jornal britânico The Guardian, a publicação faz uma lista de quatro coisas que a imprensa brasileira alegava que iriam dar errado no evento, mas as previsões não se concretizaram. Segundo eles, o transporte não está caótico, os estádios estão prontos, os protestos estão enfraquecidos e o futebol não está nem um pouco chato. No final, apenas brincam que a pior parte da Copa foi que a Inglaterra não conseguiu ir muito longe.

 A rede de televisão EuroSport dá força ao coro que garante que essa é a melhor Copa de todos os tempos. Uma matéria publicada no site da empresa apenas quatro dias após o começo do mundial já dizia que o evento desbancava todos os outros anteriores, principalmente pelo alto número de gols e pelos resultados inesperados nas partidas. Se nos primeiros jogos a população brasileira não fazia muita questão de ir aos estádios, o nível das partidas estimulou a procura por ingressos. Alguns dos torcedores entrevistados em outras matérias estrangeiras falam que a organização estava fraca em alguns aspectos, como a compra de bebida nos jogos, mas o clima estava tão bom que eles nem ligaram muito, afinal é muito fácil, e até barato se você ganha em euros ou dólares, se divertir no Brasil.

Talvez tudo o que foi apresentado nesta breve análise só mostre que ainda somos o país da festa e, para os países desenvolvidos, está tudo certo desde que saibamos como recebê-los com um grande espetáculo. A lista de problemas ainda é longa e sabemos que o trânsito e o transporte são sim caóticos quando não se decreta feriado. As obras feitas geraram gastos exorbitantes e suspeitas de desvio de verbas. O que parece é que um certo otimismo permitiu que o Brasil e os brasileiros celebrassem com o resto do mundo essa grande Copa.

Leia mais em:

Outra Copa na América do Sul depois de 2026http://esportes.terra.com.br/equador/sucesso-do-brasil-pode-fazer-america-do-sul-ter-outra-copa,fe75b51d8edd6410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

Os torcedores e a Copa http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-06/torcedores-experientes-apontam-copa-brasileira-como-melhor-da-historia

Imprensa internacional e brasileiros dizem da melhor Copa do Mundo http://www.portugues.rfi.fr/geral/20140618-imprensa-internacional-classifica-copa-no-brasil-como-melhor-da-historia

 

Eduarda Rodrigues

Bolsista de Iniciação Científica do Gris/ UFMG

 



Comente

Você dever estar logado para deixar um comentário. Caso não tenha um login, cadastre-se em nosso site.