Análise | Celebridades e Figuras Públicas

A fama fúnebre do sertanejo “GD”

Há menos de um mês um grave acidente tirou a vida de Gabriel Diniz,gerando uma enorme comoção na mídia e nos fãs – o que nos leva a pensar sobre a fama adquirida após a morte.

Foto: Divulgação

A morte do cantor sertanejo Gabriel Diniz, vítima de um desastre de avião, repercutiu entre as celebridades e a mídia brasileira, chamando a atenção da imprensa internacional. Da França à Alemanha, passando por Reino Unido e Portugal, jornais de vários países noticiaram a tragédia. O britânico The Guardian contou sobre a carreira em ascensão do cantor e enfatizou aspectos do seu único hit: “uma música pop otimista sobre um relacionamento casual no aplicativo de namoro Tinder, cujo clipe foi visto 237 milhões de vezes no youtube”.

O nome do sucesso é Jenifer e, até o momento da morte, é possível afirmar que a música era mais famosa que o cantor. Porém, após a confirmação da tragédia, o sertanejo obteve uma legião de fãs, o que refletiu no crescimento de público de suas redes sociais. Seu Instagram, por exemplo, ganhou mais de 1 milhão de seguidores e hoje conta com mais de 5,1 milhões. No entanto, as reações públicas em torno do acidente demonstraram que Diniz era bastante reconhecido entre as celebridades, e o que se pode perceber é que, de alguma forma, elas transferiram parte de sua visibilidade para o reconhecimento do cantor, mesmo já falecido.

Wesley Safadão foi flagrado chorando em um restaurante e cancelou duas apresentações sob a justificativa de luto por “GD” que, aparentemente, era como Diniz costumava ser chamado pelos célebres mais íntimos. Marília Mendonça, Simone e Simaria, Whindersson Nunes e mais uma grande parte do meio artístico brasileiro lamentaram a morte do cantor e deram a perceber como Diniz já tinha conquistado um lugar e uma aceitação  entre famosos que são amplamente reconhecidos pelo público.

Esse reconhecimento chancelado ampliou internacionalmente a visibilidade de “GD”. Tanto que, até hoje, quase uma mês após a sua morte, ainda existem várias menções ao seu nome na mídia.

Além de especulações em torno de um hit que Diniz teria feito para gravar em conjunto com a dupla Simone e Simaria, a noiva do cantor (que é psicóloga) passou a ser foco da imprensa sensacionalista desde o enterro. Noticiaram quando ela fez a primeira declaração após a morte e não pararam mais. Há poucos dias um site de fofocas publicou uma matéria sobre uma tatuagem que a psicóloga fez em homenagem ao cantor. Mesmo após sua partida, Gabriel Diniz ainda é assunto constante na mídia.Mais do que a morte de Cristiano Araújo, outro cantor sertanejo que morreu tragicamente (conforme visto neste GrisLab) comovendo o grande público, o acontecimento revelou – para o Brasil e para o mundo – um jovem promissor e bem humorado, amado pelos pares. O cantor de Jenifer ganhou nome e sobrenome só após a morte, e talvez demore mais um tempo para possa descansar em paz.

Evelly Lopes
Graduanda em Publicidade e Propaganda na UFMG
Bolsista de Iniciação Científica pelo GrisLab

Fernanda Medeiros
Doutoranda em Comunicação pela UFMG



Comente

Nome
E-Mail
Comentário