Gris Lab - Laboratório de Análise de Acontecimentos
  • O projeto
  • Biblioteca
  • Análise Acontecimentos
  • Celebridades
  • Participe
  • Contato
  • Site Gris
Home / Radar Celebridades
  • Todas
  • Apresentador(a)/Jornalista
  • Artista
  • Cantor(a)
  • Esportista
  • Influenciador(a) Digital
  • Líder Religioso(a)
  • Liderança Política
  • Modelo
  • Outros

Adriano Imperador

Esportista

Ailton Krenak

Liderança Política

Ana Paula Xongani

Influenciador(a) Digital

Andressa Urach

Influenciador(a) Digital, Modelo

Anitta

Artista

Atila Iamarino

Influenciador(a) Digital

Bruna Marquezine

Artista

Caetano Veloso

Artista

Carlinhos Maia

Influenciador(a) Digital

Cazuza

Artista

Chico Xavier

Líder Religioso(a)

Conceição Evaristo

Outros

Dilma Rousseff

Liderança Política

Djamila Ribeiro

Influenciador(a) Digital

Djonga

Artista

Drauzio Varella

Outros

Elza Soares

Artista

Emicida

Artista

Fábio Porchat

Artista

Fátima Bernardes

Apresentador(a)/Jornalista

Felipe Neto

Influenciador(a) Digital

Fernanda Montenegro

Artista

Formiga

Esportista

Gabi Oliveira

Influenciador(a) Digital

Gabriela Pugliesi

Influenciador(a) Digital

Galvão Bueno

Apresentador(a)/Jornalista

Gaules

Influenciador(a) Digital

Gilberto Gil

Artista

Gisele Bündchen

Modelo

Gregório Duvivier

Artista

Gretchen

Artista

Ivete Sangalo

Artista

Iza

Artista, Cantor(a)

Jean Wyllys

Liderança Política

João Gilberto

Artista

Jorge & Mateus

Artista

Jout Jout

Influenciador(a) Digital

Juliana Paes

Artista

Kéfera Buchmann

Influenciador(a) Digital

Larissa Manoela

Artista, Influenciador(a) Digital

Liniker

Artista

Luciano Huck

Apresentador(a)/Jornalista

Ludmilla

Artista

Luísa Sonza

Artista

Lula

Liderança Política

Maisa

Apresentador(a)/Jornalista, Artista, Influenciador(a) Digital

Mano Brown

Artista

Marcelo Rezende

Apresentador(a)/Jornalista

Marielle Franco

Liderança Política

Marília Mendonça

Artista

Marta

Esportista

Martha Rocha

Modelo

Narcisa

Outros

Natalia Pasternak

Influenciador(a) Digital, Outros

Neymar

Esportista

Pabllo Vittar

Artista

Paola Carosella

Influenciador(a) Digital, Outros

Paulo Gustavo

Artista

Pe. Alessandro Campos

Apresentador(a)/Jornalista, Artista, Líder Religioso(a)

Pe. Fábio de Melo

Artista, Líder Religioso(a)

Pelé

Esportista

Rayza Nicácio

Influenciador(a) Digital

Rita Von Hunty

Influenciador(a) Digital

Romário

Esportista, Liderança Política

Ronaldinho Gaúcho

Esportista

Ronaldo

Esportista

Rubel Brisolla

Cantor(a)

Sérgio Moro

Liderança Política

Silas Malafaia

Líder Religioso(a)

Silvio Santos

Apresentador(a)/Jornalista

Sônia Braga

Artista

Taís Araújo

Artista

Tatá Werneck

Artista

Whindersson Nunes

Influenciador(a) Digital

Xuxa

Apresentador(a)/Jornalista, Artista

O Radar

Nosso Radar de Celebridades – o novo radar do GrisLab – tem como objetivo registrar celebridades de nosso tempo, identificando e apresentando um painel de figuras públicas brasileiras que têm alcançado destaque e adesão junto a públicos significativos.

O Radar surge como consequência de anos de pesquisa sobre figuras célebres no Gris (Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade) e está em estreita relação com os projetos desenvolvidos em nosso grupo – tanto pelas coordenadoras quanto por suas/seus orientandas/os. Além disso, poderá servir como ponto de partida para outras pesquisas internas e externas ao Gris, especialmente no campo da Comunicação Social.

Consideramos que há tantas razões para estudar as celebridades quanto para estudar a política ou a religião – inclusive entendendo que o conceito “celebridade” pode ser uma chave de leitura para fenômenos ligados à política e à religião, entre outros domínios (como o esporte, o campo midiático). Fama é um fenômeno social que afeta a vida de milhões de pessoas, projetando alguns indivíduos, sendo desejada por tantos outros na vida social contemporânea.

Não se trata de ser acrítico com o fenômeno, ou enquadrá-lo em juízos de valor, mas, antes, explorar seu potencial heurístico para compreender a própria sociedade em que vivemos; compreender quem são, como atuam na cena pública, que tipo de apelo elas acionam e quais públicos elas constituem pode revelar traços do contexto social. Pergunta retórica: quem em nosso mundo consegue ser indiferente a toda e qualquer celebridade?

Afinal, o que é “celebridade”?

De forma sucinta, uma celebridade é um indivíduo que ganhou destaque pessoalmente. Tomamos como celebridades aquelas pessoas que – por razões diferenciadas – se tornam amplamente conhecidas e, para além disso, admiradas (ou detestadas), provocam sentimentos de adesão e/ou repulsa, são tomadas como modelos (ou contra-modelos), suscitam formas distintas de celebração. Usamos o termo praticamente como sinônimo de “famosos”, “pessoas públicas de referência”.

As “celebridades” têm natureza e órbitas diferenciadas - o que elas têm comum é se destacar: ocupam espaço nas mídias, são celebradas por certo tipo de público. E é esse destaque, esse poder de convocação que nos interessa.

Grosso modo, as celebridades se constituem a partir de três fundamentos: as características e qualidades que ostentam; o lugar institucional que ocupam; sua presença / participação em algum acontecimento de destaque. Tais aspectos são geradores de visibilidade; a visibilidade, se bem aproveitada, proporciona a fama.

Tipos de celebridades

As celebridades devem ser lidas e avaliadas conforme seu lugar de inserção, o tipo de público e a forma de adesão que convocam. Elas formam um conjunto marcado por grande diversidade, o que dificulta (ou torna infrutífera) a comparação entre elas.. No entanto, respeitando suas particularidades, elas podem ser agrupadas em categorias, conforme o terreno onde atuam e de onde extraem seu potencial de visibilidade.

Em uma classificação que poderá ser aperfeiçoada, trabalhamos inicialmente com a seguinte tipologia:

  1. apresentadores(as)/jornalistas
  2. artistas (de televisão, cinema, teatro, música, artes plásticas)
  3. esportistas
  4. líderes religiosos(as)
  5. personalidades do meio político
  6. influenciadores(as) digitais (figuras das redes sociais e da internet)
  7. modelos
  8. outros

Critérios para inserção no Radar

A avaliação (e a escolha) das pessoas públicas para serem registradas em nosso Radar é complexa, pois elas não podem ser submetidas a medidas comuns. Algumas se destacam por certos aspectos que não se aplicam a outras; cada uma delas (ou cada tipo de celebridade) pode atender a critérios que são específicos. Faltam também critérios objetivos para classificar o quanto elas podem ser consideradas, de fato, celebridade.

Trabalharemos então no cruzamento de vários critérios:

  1. extensão do público (fãs, admiradores, seguidores, haters)
  2. afetação do público (amor, ódio, respeito, admiração)
  3. evidência do carisma
  4. credibilidade

Construção do perfil

As celebridades serão registradas a partir de uma pequena grade de questões que nos permitirão situá-las no quadro social:

  1. biografia
  2. campo de exposição (onde são acessadas)
  3. acontecimentos (circunstâncias e atuações que têm marcado sua aparição pública)
  4. público (seguidores) e valores evocados (juízos de temas & questões às quais estão associadas)

Funcionamento do Radar de Celebridades

O Radar está inserido na página do GrisLab e terá atualização contínua.

O trabalho de monitoramento e inserção das celebridades estará a cargo das/os bolsistas (Iniciação Científica e Apoio Técnico) do GrisLab e do Gris, com a contribuição dos demais membros do grupo.

Serão aceitas sugestões de pessoas externas (tanto na indicação de nomes como na construção do perfil).

Contribua e participe!

Laboratório de Análise de Acontecimentos (GrisLab)

Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – FAFICH – Departamento de Comunicação Social

Av. Antônio Carlos, 6627 – Campus Pampulha
Sala 3047 – 3° andar
CEP: 31.270-901 – Belo Horizonte/MG
ver mapa

grislab.gris@gmail.com

Assine nossa newsletter

Realização

Gris Lab - Laboratório de Análise de Acontecimentos

Apoio

CNPQ FAPEMIG

Apoio Institucional

Comunicação FAFICH UFMG